• Facebook Page: 406613956195887
  • Linked In: company/aerlis
  • YouTube: AERLISoeiras

novidades

Formação Gratuita para Desempregados - Inscrições abertas!  
curso-desempregados

Continuar...

Formação Financiada para Jovens: Inscrições abertas! 

banner aprendizagem

Continuar...

Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego - SI2E
Concurso aberto (para algumas Freguesias do Concelho de Sintra)!

Portugal 2020

Objetivos:

Estimular o surgimento de iniciativas empresariais e a criação de emprego em territórios de baixa densidade e  promover o desenvolvimento e a coesão económica e social do país.

Tipologias a apoiar:

- Criação de micro e pequenas empresas ou expansão ou modernização de micro e pequenas empresas criadas há menos de cinco anos;
- Expansão ou modernização de micro e pequenas empresas criadas há mais de cinco anos.
 

Continuar...

Portugal 2020 - Sistema de Incentivos à Internacionalização das PME

Portugal 2020

· Internacionalização das PME - Reforçar a capacitação empresarial das PME através do desenvolvimento dos seus processos de qualificação para a internacionalização, valorizando os fatores imateriais da competitividade, permitindo potenciar o aumento da sua base e capacidade exportadora.

 · Qualificação das PME - Reforçar a capacitação empresarial das PME através da inovação organizacional, aplicando novos métodos e processos organizacionais, e incrementando a flexibilidade e a capacidade de resposta no mercado global, com recurso a investimentos imateriais na área da competitividade. 


Continuar...

Vale Comércio - Incentivo a fundo perdido até 75%: Concurso aberto!

Portugal 2020 Vales 

Continuar...

Vale Oportunidades de Internacionalização - Incentivo a fundo perdido até 75%
Concurso aberto!

Portugal 2020 Vales

Continuar...

Barreiras à Internacionalização das Empresas

AICEP e CIP vêm por este meio convidar a vossa empresa a participar num inquérito sobre barreiras e problemas que as empresas portuguesas encontram nos processos de exportação e de investimento no exterior.
Os resultados deste inquérito serão apresentados no Conselho Estratégico da Internacionalização da Economia – CEIE, presidido pelo Primeiro-ministro, com o objetivo de contribuir para uma melhor execução das medidas do Programa Internacionalizar.

Responda ao inquérito aqui...

Entrevista ao Presidente da AERLIS publicada no Jornal Económico

A par da internacionalização e do aumento da já assinalável capacidade de atrair investimento estrangeiro, a AERLIS identifica novas oportunidades para o tecido empresarial.

Aceda aqui à entrevista completa.

CIP exige que Governo respeite Concertação Social

A CIP – Confederação Empresarial de Portugal lamenta o posicionamento do atual Governo em relação ao papel da Concertação Social. A Concertação Social não pode funcionar como mera caixa de receção de decisões previamente tomadas e assumidas à sua revelia.

Foi com preocupação que as empresas portuguesas ouviram o Primeiro-Ministro anunciar, no debate quinzenal no Parlamento, no dia 15 de março, que a eliminação do banco de horas individual, constante do Programa do Governo.

Continuar...

CIP alerta para impacto negativo da nova lei de proteção de dados
Burocracia e excesso de custos para as empresas

O Governo anunciou ontem, através de comunicado, a aprovação em Conselho de Ministros da legislação "necessária à execução na ordem jurídica nacional" do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD). Uma proposta de lei cujo conteúdo é, mais uma vez, do desconhecimento dos parceiros sociais.

Continuar...

banner-pei

Curso gratuito para imigrantes
Apoio à criação de negócios

O PEI (Promoção do Empreendedorismo Imigrante) tem como objetivo apoiar a estruturação e acompanhamento de novos negócios promovidos por imigrantes. 

O curso Apoio à Criação de Negócios tem a duração de 62 horas e é desenvolvido ao longo de dez semanas (10 sessões coletivas e 8 sessões individuais), na sede da AERLIS em Oeiras. 


Continuar...

Apoio à contratação: Medida Contrato-Emprego

Apoio financeiro aos empregadores que celebrem contratos de trabalho sem termo ou a termo certo, por prazo igual ou superior a 12 meses, com desempregados inscritos no IEFP, com a obrigação de proporcionarem formação profissional aos trabalhadores contratados, nos seguintes termos:

- 9 vezes o valor do IAS, no caso de contratos de trabalho sem termo
- 3 vezes o valor do IAS, no caso de contratos de trabalho a termo certo

Mais informação no site do IEFP...

Apoio à contratação: Medida Estágios Profissionais

Estágios com a duração de 9 meses, não prorrogáveis, tendo em vista promover a inserção de jovens no mercado de trabalho ou a reconversão profissional de desempregados. 

A comparticipação financeira do IEFP é baseada na modalidade de custos unitários, por mês e por estágio, nos seguintes termos:

- Comparticipação de 80% da bolsa de estágio nas seguintes situações: quando a entidade promotora é pessoa coletiva de natureza privada sem fins lucrativos; estágios enquadrados no âmbito do regime especial de interesse estratégico; no primeiro estágio desenvolvido por entidade promotora com 10 ou menos trabalhadores, referente à primeira candidatura à medida e desde que não tenha já obtido condições de apoio mais favoráveis noutro estágio financiado pelo IEFP

- Comparticipação de 65% da bolsa de estágio nas restantes situações

Mais informação no site do IEFP...

AERLIS participou no Encontro Nacional da APG

A AERLIS participou no debate da apresentação pública dos resultados do RH PT Survey, promovido pela APG e que permitiu conhecer como estão organizadas as áreas de Gestão de Recursos Humanos nas empresas em Portugal. 

Estiveram reunidos a discutir e refletir os primeiros resultados deste mapeamento cerca de meia centena de profissionais e académicos da área. Uma conclusão consensual extraída é a de que o estudo faz um retrato do estado da arte da GRH em Portugal e do que se está a passar, traçando oportunidades de melhoria e caminhos para os responsáveis de RH.

De destacar os desafios para a transformação do trabalho e do papel de fileira da GRH na já presente 4.ª Revolução Industrial e o reconhecimento da função através da concretização do desafio de identificação de formas de medir o efeito da GRH no negócio acompanhadas por responsáveis RH que se constituam consciência crítica desse mesmo negócio. 

Carta da CIP ao Primeiro-Ministro

CIPEm carta aberta ao Primeiro-Ministro, a CIP solicita que, na discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2018, sejam introduzidas duas medidas em falta, que constam do Programa Capitalizar. Trata-se, na opinião da CIP, de uma questão de coerência política e de cumprimento de compromissos assumidos, uma vez que as medidas em causa foram já aprovadas pelo próprio Conselho de Ministros, na Resolução n.º 81/2017 de 8 de junho, e objeto de grande divulgação pública junto das empresas. Recorda-se que a Resolução refere explicitamente que as medidas seriam concretizadas na proposta de lei para o próximo Orçamento de Estado, o que não aconteceu.

Continuar...

CIP defende políticas de coesão e competitividade em Bruxelas

CIP

O Presidente da CIP esteve em Bruxelas para uma maratona de encontros com responsáveis da política europeia, para apresentar propostas com vista à coesão e à competitividade da economia europeia. António Saraiva foi recebido pelo gabinete do Presidente Juncker. Também por George Dassis, Presidente do Comité Económico e Social Europeu, pelo gabinete da Comissária Corina Creţu, sobre política regional, e ainda pelo Comissário para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas.

Continuar...

Estágios curriculares gratuitos para empresas

logo IEFPA AERLIS encontra-se a desenvolver cursos de formação no âmbito do projeto aprendizagem, tutelados pelo IEFP.

Os cursos têm a duração de 3 anos e no final de cada ano, está previsto um período de formação em contexto de trabalho nas empresas.

Não existe qualquer encargo para as entidades recetoras.

Continuar...

OUT.FEST – Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro

OUT.FESTO OUT.FEST – Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro, que viu recentemente ser-lhe renovado o selo de qualidade europeu EFFE – "Europe for Festivals, Festivals for Europe", e cuja edição de 2016 foi uma das duas únicas nomeações nacionais para os European Festival Awards (juntamente com o festival Nós Alive), está este ano em condições de oferecer benefícios fiscais às empresas interessadas em patrocinar aquela que será já a 14ª edição do certame.

Ao abrigo da Lei do Mecenato Cultural, e de acordo com o Artigo 62º-B do Estatuto dos Benefícios Fiscais, todos os apoios financeiros atribuídos por entidades privadas podem beneficiar de uma majoração de 30% para efeitos do cálculo do seu IRC. 

Continuar...

Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva e Empreendedorismo Qualificado e Criativo

Portugal 2020

Objetivos e prioridades:

· Inovação Produtiva
Aumentar o investimento empresarial das grandes empresas em atividades inovadoras (produto ou processo); Reforçar a capacitação empresarial das PME para o desenvolvimento de bens e serviços; Aumentar as capacidades de gestão das empresas e da qualificação específica dos ativos.

· Empreendedorismo Qualificado e Criativo
Promover o espírito empresarial, facilitando nomeadamente o apoio à exploração económica de novas ideias e incentivando a criação de novas empresas;Aumentar as capacidades de gestão das empresas e da qualificação específica dos ativos.

Continuar...

Testemunho de empresa participante na Formação financiada para PME promovida pela AERLIS

testemunhoNo âmbito da candidatura para intervenção formativa na modalidade projetos conjuntos, com recurso à metodologia de formação-ação para PME da Região Centro, decorreu no dia 25 de Janeiro na AERLIS uma sessão de esclarecimentos com a presença de vários empresários.

Na sessão de esclarecimento os empresários tomaram conhecimento da metodologia inerente ao projeto, que tem por objetivo conduzir e apoiar as micro, pequenas e médias empresas a atingirem padrões de desempenho mais competitivos, associados à melhoria dos processos de gestão e ao reforço das qualificações dos empresários, quadros e restantes trabalhadores. Um projeto para capacitar empresários, gestores e trabalhadores na reorganização, gestão, inovação e internacionalização, como testemunhou a D. Maria Manuela do Vale, responsável da empresa Transportes Luis do Vale:

"Penso que este é um projeto crucial para a aquisição de novos conhecimentos, para que consigamos reportar toda a aprendizagem para as nossas realidades de trabalho nas empresas. As novas aprendizagens que se irão adquirir ajudarão em minha opinião a uniformizar processos. Aos colegas empresários só poderei recomendar este projeto como o arranque para as novas competências que necessitamos para melhorar a saúde das nossas empresas."  Saiba mais sobre o projeto...

AERLIS participou no I Encontro de Investidores da Diáspora 

encontro diasporaAERLIS participou no I Encontro de Investidores da Diáspora que decorreu no Centro Cultural Olga Cadaval em Sintra e se traduziu como uma oportunidade de reunir em Portugal empresários residentes no exterior, Câmaras de Comércio, responsáveis municipais e agentes ligados aos investimentos e à internacionalização. Este evento teve como objetivos valorizar a importância económica da Diáspora e a sua dimensão estratégica do mercado global e proporcionar um ambiente favorável ao networking, à partilha de experiências, à identificação de afinidades, ao conhecimento e ao lançamento de bases de futuras e eventuais parcerias numa pluralidade de áreas de atividade económica.

Mais informação...

Presidente da AERLIS participou no 13.º Encontro Nacional de Inovação da COTEC

evento cotecO presidente da AERLIS esteve presente no 13.º Encontro Nacional de Inovação da COTEC, o qual contou com a intervenção do Presidente da Republica de Portugal. Com uma audiência de 520 participantes composta por líderes empresariais, académicos, representantes da sociedade civil e decisores públicos, o 13.º Encontro Nacional de Inovação foi dedicado ao tema "Explorar a economia circular". Este evento teve como oradora convidada Ellen MacArthur, fundadora da instituição com o seu nome, que realizou uma intervenção inspiradora e informativa sobre como inovar o futuro e as possibilidades de uma economia mais eficiente e regenerativa na utilização de recursos. Segundo a antiga velejadora, «o maior feito da minha volta ao mundo num barco-à-vela não foi o de estabelecer um novo recorde mundial», mas a descoberta de que, com o carácter finito dos recursos, «a economia circular se impõe como uma forma de economia global sustentável e eficiente» para a qual teremos de fazer a transição.

Mais informação... 

AERLIS assina protocolo de colaboração com Fundação AIP

protocolo fundacao aipFoi assinado dia 23 de Outubro um protocolo de colaboração entre a AERLIS e a Fundação AIP durante o evento Portugal Exportador que teve lugar no CCL – Centro Cultural de Lisboa. 

O objetivo da assinatura deste protocolo de colaboração visa estabelecer uma cooperação de modo a potenciarem, por via de iniciativas e ações conjuntas, o acesso aos mercados no quadro da internacionalização das empresas portuguesas, em particular as PME. O envolvimento da participação destas duas entidades, permitirá alargar o espaço de iniciativas e ações, em particular feiras, congressos, missões empresariais e outras iniciativas orientadas para a internacionalização.

Continuar...

Novo portal de formação a distância como aposta formativa

portal elearning

As vantagens do e-learning para os associados da AERLIS
Em sintonia com as tendências tecnológicas, a AERLIS, em parceria com a UNYLEYA, lança um novo canal de formação a distância – e-learning – com uma oferta que vai ao encontro das necessidades de formação exigidas para o desempenho competente da sua atividade profissional.

A formação ao longo da vida constitui em todas as sociedades desenvolvidas uma prática indispensável ao desenvolvimento económico, social e cultural. A qualificação dos profissionais é um instrumento fundamental para a melhoria dos índices de produtividade.

Continuar...

Empreende + Gabinete de Apoio ao Empreendedor

banner gabinete

O Empreende+, Gabinete de Apoio ao Empreendedor, é promovido pela AERLIS e tem o apoio da Câmara Municipal de Oeiras.

Presta informação e apoio à criação de negócios, formação do empreendedor, registo da empresa, enquadramentos legais e licenciamentos obrigatórios, desenvolvimento do plano de negócios, consultoria e mentoring durante o 1º ano de atividade da empresa, incentivos e financiamento. 

Aceda aqui ao website Empreende+...

I Encontro de Entidades Signatárias da Carta Portuguesa para a Diversidade

carta diversidadeA Carta para a Diversidade, iniciativa da União Europeia, é um dos instrumentos voluntários criados com o objetivo de encorajar os empregadores a implementar e desenvolver políticas e práticas internas de promoção da diversidade. Pretende-se que as políticas de diversidade desenvolvidas no seio de uma organização reconheçam, compreendam e valorizem que o que nos une e o que nos diferencia como potencial fonte de inovação, resolução de problemas, foco no cliente, criatividade e envolvimento dos/as colaboradores/as. 

Continuar...

Guia Pratico para PME : Acesso ao financiamento europeu

Uma investigação de Luís Russo dos Santos, desenvolvida no âmbito do seu trabalho no gabinete do Deputado Carlos Zorrinho no Parlamento Europeu. Trata-se de uma obra que reúne informação substantiva sobre o acesso aos financiamentos e incentivos europeus, em particular sobre os três grandes pilares da União Europeia para a inovação e o empreendedorismo (Horizonte 2020, COSME e os instrumentos de acesso ao crédito).

Aceda ao guia em http://cip.org.pt/wp-content/uploads/2015/11/GuiaPraticoPME.pdf

PDR 2020 –Transformação e comercialização de produtos agrícolas

Portugal 2020Objetivos e prioridades:
a) Promover a expansão e a renovação da estrutura produtiva agroindustrial, potenciando a criação de valor, a inovação, a qualidade e segurança alimentar, a produção de bens transacionáveis e a internacionalização do sector;

b) Preservar e melhorar o ambiente, assegurando a compatibilidade dos investimentos com as normas ambientais e de higiene e segurança no trabalho.

Área geográfica elegível: Todas o território do Continente.

 

Continuar...

PDR 2020 - Investimentos na exploração agrícola

Portugal 2020Objetivos e prioridades:
a) Reforçar a viabilidade e a competitividade das explorações agrícolas, promovendo a inovação, a formação, a capacitação organizacional e o redimensionamento das empresas;

b) Preservar e melhorar o ambiente, assegurando a compatibilidade dos investimentos com as normas ambientais e de higiene e segurança no trabalho.

Área geográfica elegível: Todo o território do Continente.

 

Continuar...

Guia prático de oportunidades de negócio do Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento

O mercado das multilaterais financeiras, representando mais de USD 100 mil milhões, apresenta um enorme potencial para os agentes económicos nacionais nas suas estratégias de internacionalização, propiciando importantes oportuni¬dades de negócio, investimento e parcerias internacionais. Este guia prático tem como objetivo primordial apresentar de forma detalhada os passos e as recomendações mais impor¬tantes que devem ser seguidas pelos agentes económicos na¬cionais que queiram colaborar com o BERD, quer ao nível da geração de negócios (investimento / co-financiamento), quer ao nível da licitação de bens, serviços, obras e consultoria, quer ainda ao nível do financiamento do comércio.

Aceda aqui ao Guia prático de oportunidades de negócio

Programa ERASMUS para Jovens Empreendedores

O Programa Erasmus para jovens empreendedores, lançado em 2009 pela Comissão Europeia, representa um ponto de partida para o crescimento e a criação de empresas.

Erasmus para jovens empreendedores é um programa de intercâmbio transfronteiriço que visa ajudar os novos e potenciais empresários a adquirir competências relevantes para gerir e fazer crescer uma pequena empresa, trabalhando com um empresário bem sucedido, noutro país, durante um período de entre um a seis meses. Aumenta o know how e promove a transferência de conhecimentos entre fronteiras e experiências entre empreendedores. O Programa Erasmus para jovens empreendedores é uma das principais iniciativas no âmbito do plano de ação Empreendedorismo 2020, cujo objetivo é promover o espírito empresarial na Europa, apoiar novas empresas em fases cruciais dos seus ciclos de vida e apoiá-las no seu crescimento.

Aceda aqui a mais informações 

AERLIS participou no 2º Congresso das Empresas e das Atividades Económicas

congresso cipAERLIS é Vice-Presidente do Conselho Geral da CIP, que organizou o 2º Congresso das Empresas e das Atividades Económicas nos passados dias 9 e 10 de Julho, sob o tema O QUE A CIP QUER DE UM NOVO GOVERNO

Como resultado do intenso trabalho desenvolvidos nos diversos Conselhos Estratégicos da CIP, onde a AERLIS tem a honra de ter assento, e da discussão gerada no Congresso foram apresentadas um conjunto de Conclusões que pretendem contribuir para a politica económica do próximo Governo

 

Continuar...

SIREVE - Sistema de Recuperação de Empresas por via Extrajudicial

O SIREVE permite que, ao invés de recorrerem aos processos judiciais previstos no âmbito do Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas (CIRE), as empresas que se encontrem numa situação financeira difícil ou numa situação de insolvência iminente ou atual e os respetivos credores, possam optar por celebrar um acordo extrajudicial visando a recuperação e viabilização da empresa, o devedor, e que lhe permita continuar a sua atividade económica.

Continuar...

Portugal 2020 - Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico

Portugal 2020Objetivos:

  • Aumentar a intensidade de I&I nas empresas e da sua valorização económica;
  • Aumentar os projetos e atividades em cooperação das empresas com as restantes entidades do sistema de I&I;
  • Desenvolver novos produtos e serviços, em especial em atividades de maior intensidade tecnológica e de conhecimento;
  • Reforçar das ações de valorização económica dos projetos de I&D com sucesso;
  • Aumentar a participação nacional nos programas e iniciativas internacionais de I&I.

Continuar...

AERLIS marcou presença na reunião do Conselho de Administração da OPCE

reuniao opceMembros da Direção da AERLIS deslocaram-se a Paris para mais um Conselho de Administração da OPCE (Organização das Associações Empresariais das Capitais Europeias), da qual a AERLIS é Vice-Presidente. 
Para este Conselho de Administração, que decorreu no dia 31 de Outubro, foram convidados Yann Le Pallec, Director Executivo da Agência de Rating Standard & Poor's e Pierre Gattaz, Presidente do MEDEF, tendo contribuído com excelentes intervenções, focadas nas actuações presentes e futuras dos diversos Países Europeus, particularmente das suas Capitais, nas áreas económico-financeira e político-social.

Continuar...

AERLIS assina protocolo com C. M. Oeiras no âmbito da Responsabilidade Social

assinatura acordo oeiras solidariaA AERLIS formalizou uma parceria com a C. M. Oeiras no âmbito da Responsabilidade Social, no passado dia 29 de Setembro.
Enquadrando-se num dos principais eixos de atuação, o do Desenvolvimento Sustentável da Região, este acordo reflete não só o bom relacionamento entre as duas entidades, mas acima de tudo, a preocupação comum em fazer face aos diversos problemas que advém do desemprego ou emprego precário, das baixas qualificações ou qualificação desajustada ao mercado de trabalho.

Pontualmente já havia sido desenvolvido trabalho neste âmbito, no entanto este protocolo tornará esta colaboração mais consistente e, aproveitando o novo quadro comunitário de apoio, poderá, de forma articulada com todas as forças vivas da região, contribuir para o aumento da empregabilidade e das qualificações da população residente no concelho, sendo que uma das principais vertentes será a aposta no empreendedorismo.

A assinatura deste protocolo coincidiu com a comemoração do 10º aniversário da criação pela C.M. de Oeiras do Programa Oeiras Solidária.

Está em... Entrada Novidades