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Este Seminário contou com a participação de empresários portugueses interessados em conhecer o potencial do mercado de Itália e as suas oportunidades quer a nível de exportação quer a nível de investimento.

Na abertura estiveram presentes António Ferreira de Carvalho, presidente da Direção da AERLIS, Michelangelo Cammarata, Presidente da Câmara de Comércio Italiana em Portugal e Renato Varriale, Embaixador de Itália em Portugal.

A entrada nos mercados internacionais é, ao mesmo tempo, uma necessidade e uma oportunidade. É uma necessidade porque o mercado nacional tem vindo a contrair-se em consequência do ajustamento da economia portuguesa.

 


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O que é essencialmente e tornasse uma enorme oportunidade, quer pelo engenho das empresas portuguesas dos mais variados setores, que já provaram que é possível seduzir os mercados externos, quer porque a localização de Portugal é privilegiada em pelo menos duas dimensões – integração na maior comunidade económica do mundo e ligação afetiva e cultural ao mundo lusófono.

Por outro lado os Fundos Comunitários para Portugal no período de 2014 a 2020 ascendem a 25 mil milhões de euros.

Um dos assuntos abordados durante esta sessão foi os Incentivos à Internacionalização e qualificação de PME, onde contámos com a intervenção de João Ribeiro, Managing Partner da Mercal.

 

 

 

seminario italia oradoresAs candidaturas ao Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização das PME têm como objetivo reforçar a capacitação empresarial, através do desenvolvimento dos seus processos de qualificação para a internacionalização, permitindo potenciar o aumento da sua base e capacidade exportadora, e através da inovação organizacional, aplicando novos métodos e processos organizacionais, e incrementando a flexibilidade e a capacidade de resposta no mercado global.

A AERLIS presta aconselhamento e enquadramento gratuito do seu projeto e pode ajudar na preparação da candidatura.

Durante a segunda parte da sessão contamos com a presença de Maria João Veiga Gomes, Coordenadora da Unidade de Gestão de Associações da AICEP e Paulo Rodriguês, TAX Internacional da Deloitte & Associados.