Oradores


Este seminário contou com a participação dos oradores Patrícia Dias Mendes, Associada Sénior da PLMJ, Serena Cabrita Neto, Sócia da PLMJ e Pedro Pereira, Associado Sénior da Aon Portugal, responsável pela área de Linhas Financeiras.

Os gerentes e administradores de uma empresa assumem responsabilidades significativas, relacionadas com a forma como agem e justificam a confiança neles depositada.

Este fato pode resultar em pedidos de indemnização contra eles, por alegada e efetiva violação do dever, negligência, falsas declarações, erros e omissões.

 

Responsabilidade SocialComo os diretores e gerentes são coletiva e individualmente responsáveis entre eles, um erro ou parte do mesmo pode ter consequências financeiras e pessoais nos outros, apesar de eventualmente terem agido com toda a correção.

Processos contra a Empresa e a sua Administração podem envolver um elevado grau de responsabilidade pessoal dos indivíduos, com eventuais penalizações que podem ir até multas pesadas, riscos reputacionais e pena de prisão.

Esta sessão teve como objetivo compreender os deveres e responsabilidades inerentes aos cargos sociais e perceber os mecanismos de responsabilização e respetivos meios de defesa, e contou com o apoio da PLMJ e da Aon Portugal.