O Programa Adaptar Social + visa apoiar as instituições particulares de solidariedade social, ou legalmente equiparadas, que detenham cooperação com o Instituto da Segurança Social, I. P. (ISS, I. P.), para o desenvolvimento de respostas sociais, bem como entidades privadas que desenvolvam atividades de apoio social licenciadas, na adaptação dos equipamentos sociais, na alteração dos métodos de organização do trabalho, de relacionamento com os utentes, familiares e outros, às condições que garantam a implementação das medidas preventivas de contágio da COVID-19 face às recomendações das autoridades competentes estabelecidas no contexto da pandemia.

Incentivo Extraordinário à Normalização da Atividade Empresarial

O objetivo do incentivo extraordinário à normalização da atividade empresarial consiste num apoio à manutenção do emprego bem como reduzir o risco de desemprego dos trabalhadores de entidades empregadoras afetadas por crise empresarial em consequência da pandemia causada pela doença COVID-19, através da atribuição de um apoio ao empregador na fase do regresso dos seus trabalhadores à prestação normal de trabalho e de normalização da atividade empresarial.

Destinatários

Atribuição de um apoio ao empregador na fase de regresso dos seus trabalhadores à prestação normal de trabalho e de normalização da atividade empresarial, a conceder pelo IEFP, IP, através de duas modalidades de apoio.

Sistema de Apoios ao Emprego e ao Empreendedorismo

O +CO3SO é o novo sistema de incentivo que visa apoiar a criação de emprego por todo o país. Estima-se que esta medida, com uma dotação de 90 milhões de euros dos Programas Operacionais Regionais Norte 2020, Centro 2020, Lisboa 2020, Alentejo 2020 e CRESC Algarve 2020, venha a criar 1.600 novos postos de trabalho.

cotec bpi


O Prémio PME Inovação COTEC-BPI, na sua 16.ª edição, é uma iniciativa consagrada que distingue empresas em todos os sectores de actividade económica que se notabilizam pela sua cultura, boas práticas de gestão e inequívoco desenvolvimento económico assente na utilização do conhecimento e da inovação.

O processo de candidatura ao Prémio é baseado na realização pelo candidato de um exercício de auto-avaliação da maturidade e desempenho dos respectivos processos de inovação, cujo resultado é a atribuição de um rating de inovação, elemento central de decisão na avaliação do Júri, em conjunto com outros indicadores de natureza económica e financeira. 

O exercício de auto-avaliação do desempenho na inovação é realizado através do sistema Innovation Scoring, disponível sem quaisquer encargos em www.innovationscoring.pt.

 

No contexto atual de resposta à situação epidemiológica do novo coronavírus (SARS CoV-2) causador da doença COVID-19, que tem implicações significativas nas organizações, torna-se fundamental apoiar a implementação de um conjunto de medidas e procedimentos, procurando ir ao encontro da atividade regular das organizações, garantindo a segurança e saúde dos trabalhadores e das relações profissionais com os seus clientes, utentes e colaboradores externos.

Neste sentido, a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) elaborou e apresenta agora uma nova ferramenta OiRA COVID-19.

O Programa Operacional MAR 2020, no âmbito do apoio às Empresas da Transformação dos Produtos da Pesca e da Aquicultura, lançou um apoio ao investimento em factores que promovam a eficiência da utilização de recursos e permitam uma redução dos custos de produção.
O desafio da eficiência energética constitui uma oportunidade para as empresas se tornarem mais competitivas e, simultaneamente, para a melhoria da sustentabilidade ambiental.

Portugal é agora um país «fortemente inovador», de acordo com a edição de 2020 do European Innovation Scoreboard (EIS 2020) divulgada a 23 de junho.
Em 2019, Portugal era já líder do grupo dos países «moderadamente inovadores», tendo este ano subido de posição e integrando agora o grupo de países onde está a Bélgica, Alemanha, Áustria, Irlanda, França e Estónia.

Programa de Estabilização Económica e Social – PEES
A pandemia causada pelo vírus SARS-COV-2, para além de consistir numa grave emergência de saúde pública a que foi necessário dar resposta no plano sanitário, provocou inúmeras consequências de ordem económica e social, que igualmente têm motivado a adoção de um vasto leque de medidas excecionais.
Deste modo, foi aprovado o Programa de Estabilização Económica e Social, com um horizonte temporal até ao fim de 2020, que assenta em quatro eixos: um primeiro eixo incidente sobre temas de cariz social e apoios ao rendimento das pessoas, sobretudo aquelas que foram mais afetadas pelas consequências económicas da pandemia; um segundo eixo relacionado com a manutenção do emprego e a retoma progressiva da atividade económica; um terceiro eixo centrado no apoio às empresas; e, por um fim, um eixo de matriz institucional.


Ler mais…
Faça o download do Programa de Estabilização Económica e Social (formato pdf)
Conheça o Cenário Macroeconómico 2020 e 2021

 

AERLIS Live Training, formação em tempo real sem sair de casa ou do seu escritório e sem custos adicionais para si ou para a sua empresa. 

Uma sala virtual, um formador em direto, podendo interagir com o formador e formandos como se estivesse numa sala de aula, clarificar as suas dúvidas e receber documentação no conforto da sua casa ou escritório.

Basta ter acesso a um computador e ligação à internet.

O Programa Crescimento Azul permitirá às empresas portuguesas das várias áreas do setor marítimo, a avaliação de estabelecimento de novas parcerias empresariais e futuros negócios entre Portugal e os Países Doadores (Islândia, Liechtenstein e Noruega) no reforço das relações bilaterais, mas também no domínio da cadeia de valor da economia do mar e do Crescimento Azul sustentável - Blue Growth.
 

Foi criado o Portal ePortugal que sucede ao Portal do Cidadão e ao Balcão do Empreendedor. O Portal ePortugal vai disponibilizar de forma progressiva, aos cidadãos e às empresas, após autenticação, a informação relevante calendarizada sobre a sua situação, atividade e relações com os diversos serviços e entidades da AP central. Aceda aqui...