No contexto atual de resposta à situação epidemiológica do novo coronavírus (SARS CoV-2) causador da doença COVID-19, que tem implicações significativas nas organizações, torna-se fundamental apoiar a implementação de um conjunto de medidas e procedimentos, procurando ir ao encontro da atividade regular das organizações, garantindo a segurança e saúde dos trabalhadores e das relações profissionais com os seus clientes, utentes e colaboradores externos.

Neste sentido, a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) elaborou e apresenta agora uma nova ferramenta OiRA COVID-19.

O Programa Operacional MAR 2020, no âmbito do apoio às Empresas da Transformação dos Produtos da Pesca e da Aquicultura, lançou um apoio ao investimento em factores que promovam a eficiência da utilização de recursos e permitam uma redução dos custos de produção.
O desafio da eficiência energética constitui uma oportunidade para as empresas se tornarem mais competitivas e, simultaneamente, para a melhoria da sustentabilidade ambiental.

Portugal é agora um país «fortemente inovador», de acordo com a edição de 2020 do European Innovation Scoreboard (EIS 2020) divulgada a 23 de junho.
Em 2019, Portugal era já líder do grupo dos países «moderadamente inovadores», tendo este ano subido de posição e integrando agora o grupo de países onde está a Bélgica, Alemanha, Áustria, Irlanda, França e Estónia.

Programa de Estabilização Económica e Social – PEES
A pandemia causada pelo vírus SARS-COV-2, para além de consistir numa grave emergência de saúde pública a que foi necessário dar resposta no plano sanitário, provocou inúmeras consequências de ordem económica e social, que igualmente têm motivado a adoção de um vasto leque de medidas excecionais.
Deste modo, foi aprovado o Programa de Estabilização Económica e Social, com um horizonte temporal até ao fim de 2020, que assenta em quatro eixos: um primeiro eixo incidente sobre temas de cariz social e apoios ao rendimento das pessoas, sobretudo aquelas que foram mais afetadas pelas consequências económicas da pandemia; um segundo eixo relacionado com a manutenção do emprego e a retoma progressiva da atividade económica; um terceiro eixo centrado no apoio às empresas; e, por um fim, um eixo de matriz institucional.


Ler mais…
Faça o download do Programa de Estabilização Económica e Social (formato pdf)
Conheça o Cenário Macroeconómico 2020 e 2021

 

AERLIS Live Training, formação em tempo real sem sair de casa ou do seu escritório e sem custos adicionais para si ou para a sua empresa. 

Uma sala virtual, um formador em direto, podendo interagir com o formador e formandos como se estivesse numa sala de aula, clarificar as suas dúvidas e receber documentação no conforto da sua casa ou escritório.

Basta ter acesso a um computador e ligação à internet.

O Programa Crescimento Azul permitirá às empresas portuguesas das várias áreas do setor marítimo, a avaliação de estabelecimento de novas parcerias empresariais e futuros negócios entre Portugal e os Países Doadores (Islândia, Liechtenstein e Noruega) no reforço das relações bilaterais, mas também no domínio da cadeia de valor da economia do mar e do Crescimento Azul sustentável - Blue Growth.
 

Foi criado o Portal ePortugal que sucede ao Portal do Cidadão e ao Balcão do Empreendedor. O Portal ePortugal vai disponibilizar de forma progressiva, aos cidadãos e às empresas, após autenticação, a informação relevante calendarizada sobre a sua situação, atividade e relações com os diversos serviços e entidades da AP central. Aceda aqui...

protocolo-ccipaA AERLIS e a CCIPA (Câmara de Comércio e Indústria Portugal-Arménia) têm por missão, entre outras, promover o desenvolvimento, a competitividade e a modernização das empresas, visando o reforço da inovação, do empreendedorismo e do investimento empresarial.

Nesse sentido, celebraram no passado dia 16 de novembro de 2018, um protocolo de colaboração que contempla desenvolver iniciativas para a crescente internacionalização das empresas portuguesas junto da Arménia, dos países da União Económica Euro-asiática (UEEA) e do Irão e, das empresas arménias junto de Portugal e dos países de Língua Portuguesa (CPLP). 

protocolo-iscal3

No âmbito do fortalecimento das relações institucionais entre empresas e organizações com instituições de ensino superior e, visando a adequação dos cursos às necessidades do tecido empresarial e organizacional favorecendo a empregabilidade associada à oferta formativa, a AERLIS celebrou, no passado dia 13 de novembro de 2018, um protocolo de colaboração com o ISCAL. 

O Protocolo contempla, entre outros aspetos, oportunidades para colaboração ao nível da reflexão estratégica do curso de Comércio e Negócios Internacionais, participação de profissionais do setor em seminários e outras atividades do curso, bem como divulgação de ofertas de emprego e estágios.  

A sua empresa quer contribuir para a qualidade de vida das crianças hospitalizadas? A Operação Nariz Vermelho procura empresas que pretendam apoiar a sua missão, através de um donativo regular mensal. Trata-se do programa "Parceiro Sorrisos", um programa de angariação de fundos direcionado ao público empresarial, com o intuito de sensibilizar sobre o trabalho desenvolvido por esta instituição.

Será com o vosso apoio que mais uma criança terá a oportunidade de sorrir mesmo estando num sítio que não é brincadeira.

Conheça aqui o programa e inscreva a sua empresa.